SOFTWARE REALIZA A LEITURA DA COBERTURA VEGETAL DA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE VOTUPORANGA

 

Objetivo do desenvolvimento do software é realizar a leitura da cobertura vegetal através da projeção de copa da área urbana do município de Votuporanga, de forma precisa, atualizada e objetiva, através de varredura de imagens de alta resolução.

A cobertura vegetal arbórea, através de suas funções ecológicas, econômicas, estéticas e recreativas assume lugar de destaque e podem desempenhar importante papel na melhoria da qualidade ambiental e devida das populações urbanas, como: conforto térmico, equilíbrio do ciclo hidrológico, amenização da poluição sonora, visual e do ar, quebra da artificialidade do meio urbano, entre outras.
A autarquia SAEV ambiental, através de parceria com o Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De São Paulo, Campus Votuporanga, desenvolveu um software que efetua a medição da cobertura vegetal do município de Votuporanga. A busca por parcerias facilita o desenvolvimento de muitas atividades e proporciona ainda benefícios para ambas as partes, onde o programador pode desenvolver seu software com toda estrutura necessária e a administração poder agora contar com um programa que realiza os cálculos da cobertura vegetal de forma concisa e eficaz.
O software é capaz ainda de realizar a leitura da projeção de copa da cobertura vegetal de um determinado perímetro, fornecendo com precisão a porcentagem relativa a arborização urbana ou somente a porcentagem das áreas verdes existentes no Município. Através do cruzamento dos dados fornecidos pelo programa, foi possível elevar a porcentagem de cobertura vegetal do município dentro de perímetro urbano.
Os resultados demonstraram que a utilização de técnicas de geoprocessamento representa uma valiosa ferramenta na gestão da cobertura vegetal e consequentemente no planejamento ambiental em áreas urbanas. 

Compartilhar