SAEV Ambiental realiza monitoramento de contaminação de solo

Neste ano, nove de 23 postos de combustíveis foram vistoriados para preservar os cursos d’água nas proximidades desses locais


A Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente, a Saev Ambiental, está realizando o monitoramento dos postos de combustíveis em Votuporanga. Neste ano, nove dos 23 estabelecimentos foram vistoriados. O objetivo é preservar os cursos d’água nas proximidades desses locais, dessa maneira, a autarquia fiscaliza e notifica irregularidades para defender a saúde e o bem-estar dos munícipes priorizando a qualidade do solo, ar e água.
De acordo com a Lei Complementar 366 de outubro de 2017, a distância mínima das construções dos postos deve ser de 300 metros dos corpos d’água. A Superintendência, juntamente com o Conselho Municipal do Meio Ambiente, fiscaliza o cumprimento dessa lei e a eficiência de todos os itens obrigatórios nela contidos.
A continuidade deste monitoramento é ininterrupta devido sua importância, visto que a contaminação do solo é um dos principais problemas ambientais da atualidade devido aos riscos de prejuízos ao meio ambiente. O gerenciamento das áreas contaminadas (ACs) visa minimizar os perigos que a população está sujeita.
O excesso do material gerado pelos postos de combustíveis é prejudicial ao tratamento de efluentes, pois pode afetar a vida útil dos seres que realizam a purificação da água. Para serem realizadas intervenções adequadas, foi elaborado um conjunto de medidas que asseguram o conhecimento das características dessas áreas e dos impactos que elas causam.

Compartilhar