AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A EXISTÊNCIA E IMPORTÂNCIA DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS

A falta de tratamento de esgotos e condições adequadas de saneamento podem contribuir para a proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas, além da degradação dos corpos d’águas.
O órgão ambiental responsável pela qualidade do saneamento básico do Município de Votuporanga, tem recebido pedidos de visitas de estudantes de cursos técnicos e de níveis superior para conhecer o funcionamento, análises e importância de tornar pública a existência da Estação de Tratamento de Esgotos. Com isso, o órgão está realizando palestras teóricas sobre o funcionamento e também visitas in loco, para melhor ilustrar o conteúdo abordado
Além da visita também são entregues aos alunos materiais didáticos do tipo folders, para melhor visualização e ilustração da questão abordada.
A atividade integra ações como anotações, tira dúvidas e conclusões, além da oportunidade de os estudantes poderem vivenciar as iniciativas relacionadas à sustentabilidade ambiental no quesito saneamento básico.
A ação tem como principal proposta aprimorar os conhecimentos em saneamento básico - tratamento de efluentes e água - no Município de Votuporanga, fornecendo maior assimilação e vivência dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
Os objetivos específicos são:
  • Propiciar conhecimento do processo de tratamento recebido pelo esgoto gerado no Município de Votuporanga;
  • Levá-los a refletir a respeito da situação ambiental, em particular dos recursos hídricos, necessidade do uso racional destes recursos e a importância do tratamento dos efluentes para sua preservação;
  • Incentivar reflexões sobre as práticas diárias individuais, familiares e comunitárias frente as questões ambientais;
  • Informar a respeito do trabalho do Órgão Ambiental no processo de tratamento do esgoto, bem como suas implicações na área da saúde, meio ambiente e qualidade de vida da população.

Compartilhar