Água


Excelência

As equipes da Saev Ambiental trabalham 24 horas por dia para garantir o abastecimento de água aos 91.278 mil habitantes de Votuporanga (IBGE, 2015). O abastecimento é uma das responsabilidades da Saev Ambiental, que faz isso com muito carinho há mais de 50 anos. Por dia, geramos aproximadamente 23 milhões de litros de água.

O abastecimento de água da cidade é composto por três sistemas Zona Norte, Zona Sul e Centro no qual encontra-se a ETA – Estação de Tratamento de Água. O abastecimento também se estende aos Distritos de Simonsen e Vila Carvalho. Todos recebem manutenções periódicas, como reforma predial e equipamentos adequados.

Para oferecer água tratada com qualidade à população, a Saev Ambiental investe em equipamentos e laboratórios modernos para as análises de rotina e monitoramento da  água produzida. Investe-se também em treinamento dos servidores, que recebem capacitação periódica. Enfatizam-se investimentos na área de preservação, melhorias e adequações das instalações. A autarquia possui sistemas de automação, bem como, um Plano de Segurança da Água, que possibilitam a gestão da produção com eficiência e segurança do fornecimento contínuo de água com qualidade.

Tanta dedicação faz com que o tratamento de água de Votuporanga, seja referência para estudiosos e cidades da região. Por várias vezes, o município foi escolhido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes) para sediar cursos de nível regional.


Qualidade da Água

A potabilidade da água servida à população de Votuporanga é um assunto primordial nas dependências da autarquia. A finalidade do tratamento é produzir água de excelente qualidade e adequada para o consumo humano. Para isso utilizam-se rigorosamente os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, normatizado pela portaria 2914 de 12 de dezembro de 2011. Análises diárias comprovam a ausência de metais pesados, herbicidas, pesticidas, bactérias de interesse clínico, parasitas, coliformes totais e Escherichia coli na rede de abastecimento.

Teste de Qualidade

Aqui temos alguns dos aparelhos que utilizamos para as análises que são efetuadas diversas vezes ao dia, auxiliando e comprovando a excelente qualidade de nossa água. Acompanhem os testes de qualidade da água de Votuporanga, mensalmente, na conta de água da Saev Ambiental.


Sistema de abastecimento

Para o abastecimento da população do município de Votuporanga são utilizados os seguintes mananciais:

  • Represa de captação de água do Córrego Marinheirinho responsável por 36% do abastecimento;
  • Poço profundo Zona Sul responsável por 38% do abastecimento;
  • Poço profundo Zona Norte 26% do abastecimento;
  • Poços 1 e 2 do Distrito de Simonsen;
  • Poço Vila Carvalho.

Represa de captação

As obras da Represa de Captação do Córrego Marinheirinho foram concluídas em 1974 e atualmente reserva um volume estimado de 480 mil metros cúbicos de água. Em seus limites estão o Horto Florestal e propriedades rurais.  É composta por 36 nascentes de água de boa qualidade, que influenciam na eficiência do tratamento aplicado.

Um trabalho de conscientização dos proprietários que possuem áreas ao redor da represa tem surtido grandes efeitos positivos (Projeto Vida ao Marieirinho), Projeto Represa Limpa, etc., os cuidados solicitados são: preservação da cobertura vegetal presente e suspenção no uso de defensivos agrícolas, dentre outras. Também contamos com projetos ambientais que têm por objetivo a recuperação de áreas com vegetação danificada ou escassa. Melhorando assim ano a ano a qualidade da água da represa.


Sistema Zona Sul Vila Muniz

O poço da Zona Sul tem profundidade de 1356 metros onde alcança o Aquífero Guarani, com vazão de 100 litros/segundo. A capacidade de armazenamento é de 2000 m³ distribuídos em 2 reservatórios semi enterrados e de aproximadamente 250 m³ no reservatório elevado. A água é rica em Carbonatos e Bicarbonatos, possui pH alcalino, flúor natural e temperatura em torno de 51º C, é isenta de agrotóxicos e metais pesados. Utiliza-se um tratamento específico com Gás Carbônico para diminuir o pH da água e para desinfecção dosa-se Cloro. Este sistema é responsável pelo abastecimento de todos os bairros da região sul.


Sistema Zona Norte

O poço da Zona Norte tem profundidade de 1421 metros com vazão de 117 litros/segundo. O reservatório semi enterrado possui volume de 2000 m³ e o reservatório elevado tem capacidade em torno de 350 m³ de água.O sistema de tratamento é do tipo simplificado, usa-se Cloro para prevenir a presença de contaminantes e o flúor é de origem natural nas águas subterrâneas. A água obtida neste sistema é rica em carbonatos, bicarbonatos, alcalina e de baixa dureza. Possui um tratamento específico com Gás Carbônico para reduzir a alcalinidade da água. O abastecimento abrange o Bairro Pozzobon e adjacências.


Sistema Simonsem

A água do poço é captada do aquífero Bauru da formação Adamantina. O sistema de Tratamento de Água do Distrito de Simonsen é automatizado, tem dois mananciais subterrâneos, identificados como Poço 01 e Poço 02. O Poço 01 está situado dentro do sistema de tratamento, possui uma água com características peculiares com pH discretamente alcalino. O Poço 02 está situado na Zona Rural de Simonsen e possui as características adequadas ao consumo humano. A caixa elevada possui capacidade de armazenamento de 28 m³. Utilizam-se cloração e fluoretação em seu tratamento.

Compartilhar