Secretaria da Educação promove oficina de produção de hortaliças em escola
segunda, 15 de abril de 2019

Secretaria da Educação promove oficina de produção de hortaliças em escola

Alunos da escola CEMEI – Benedita Alves de Oliveira participam de oficinas 

Em ação educativa desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, a escola CEMEI – Benedita Alves de Oliveira, juntamente com a Saev Ambiental, realizou atividades educativas para os alunos. Neste ano, mais de 150 estudantes participaram de atividades de plantio e cultivo onde realizaram a plantação de hortaliças. 
Cerca de 70 alunos aprenderam e experimentaram procedimentos básicos de plantio, semeadura e adubação do solo. A ação é uma extensão do projeto Maritaca que existe desde 2003. A iniciativa que é desenvolvida desde 2010, é uma oportunidade para que as crianças conheçam a origem dos alimentos que consomem, além de ser um instrumento importante para motivar os alunos a comerem o que plantam.
“O projeto de criação de uma horta permite multidisciplinariedade como um fator de integração de conhecimentos dos próprios alunos. Outro ponto fundamental, é que além de ocupar um espaço físico ocioso, os alimentos produzidos podem exercer um papel complementar na merenda escolar. É possível ainda, estimular hábitos alimentares mais saudáveis, e a preservação do meio ambiente”, conta o chefe de departamento de Educação Ambiental Abílio Calilles Junior.
A ação tem fusão com o projeto Olho no Óleo, onde diretoria da escola recolhe o óleo arrecadado pelos alunos para mercar as mudas de hortaliças. No ano passado a ação foi desenvolvida nas escolas CEMEI – Mercedes Fernandes de Lima Professora, CEM – Faustino Pedroso Professor e CEMEI – Ana Ferreira dos Santos.


Dia Mundial da Água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água ação realizada na escola CEM Profª Anita Liévana Camargo, chama atenção para a conscientização sobre a urgência da preservação deste recurso natural. Durante a comemoração foi abordado diversos temas, entre eles, qualidade da água, importância da preservação de nascentes, uso racional da água, e tipos de tratamento.


Maritaca
O projeto Maritaca foi criado em 2003 com apoio da Secretaria Municipal de Educação, ejá plantou mais de 35 mil árvores. Atualmente, o projeto é desenvolvido em 12 CEMs e 15 CEMEIs, reunindo mais de 7,7 mil alunos com diversos ensinamentos sobre importância das árvores, da reciclagem dos lixos, uso inteligente da água e energia elétrica, a conservação do patrimônio histórico e escolar, e, ainda, a luta contra os descartes incorretos de óleo de cozinha e lixo. 


Olho no Óleo
O projeto atenta aos prejuízos que o óleo descartado na rede traz para o sistema de tratamento de esgotos e, em consciência ao meio ambiente, a Saev Ambiental lançou a campanha "Olho no Óleo", que tem como objetivo retirar do meio ambiente o óleo de cozinha usado, evitando o descarte irregular na rede de esgotos.

Compartilhar