Laudos atestam eficiência dos efluentes tratados na ETE de Votuporanga e Simonsen

Publicado:há 7 meses2021-12-15 14:22:00

Laudos atestam eficiência dos efluentes tratados na ETE de Votuporanga e Simonsen

A Saev Ambiental recebeu os laudos das amostras que analisaram o efluente da ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) de Votuporanga “Antônio Aparecido Polidoro” e da ETE Simonsen “Antônio Fiorentino” dos últimos seis meses. Os documentos apontam que a eficiência desses dois sistemas de tratamento de esgotos atendem a todos os parâmetros estabelecidos pelo Decreto Estadual nº 8.468, de 08 de Setembro de  1976 - Art. 18. 


A conclusão foi apresentada por laboratorial particular credenciado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e contratado pela Autarquia para a prestação deste serviço. Os resultados foram expedidos no último mês, informando que o índice de eficiência da ETE Votuporanga é de 81% e da ETE Simonsen, de 82%. O mínimo estabelecido pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) é 80%. 


Portanto, por meio destes laudos é possível reafirmar que a mortandade de peixes registrada no Córrego do Marinheiro em setembro deste ano, não se deve ao lançamento de efluentes. Importante destacar que o Córrego do Marinheiro é um ponto de lançamento de efluente certificado pela própria Cetesb.    


De acordo com Ricardo Savoine, responsável pelo Setor de Operação de Esgotos da Saev, a Cetesb determina que a Autarquia apresente um laudo técnico comprovando a eficácia dos sistemas de tratamento de esgotos no município. “A cada seis meses este processo é realizado. São coletadas amostras nos pontos de entrada e de saída do efluente, que seguem para análise laboratorial. E mais uma vez os resultados das análises foram satisfatórios”.  


“A Saev Ambiental preza sempre pela segurança da população e pela preservação e mitigação dos impactos ao meio ambiente em todas as suas operações. E esses resultados só reforçam a seriedade e o cuidado com que as nossas equipes trabalham”, declarou o superintendente da Autarquia, Antônio Alberto Casali.  


ETE

Votuporanga conta com 100% de esgoto tratado. A ETE Votuporanga foi inaugurada em 2010, e construída no limite da divisa entre Votuporanga, Valentim Gentil e Parisi – uma das maiores obras da história do município. 


A Estação de Tratamento de Esgotos fica numa área de 33 alqueires, sendo que desse total, 11 alqueires correspondem à área de construção. No total, o espaço reservado para a ETE Votuporanga tem o tamanho de 30 campos de futebol. 


O tratamento é feito pelo Sistema Australiano, composto de caixa de areia, gradeamento, lagoas anaeróbica e facultativa, além de escada hidráulica na saída da Estação. 


Hoje, a ETE trata 140 litros de esgoto por segundo, devolvendo água limpa e tratada para a natureza. 


Atendimento 24h

0800-7701950 Enviar uma mensagem

Atendimento Comercial

Rua Pernambuco, 4313 - Centro
Votuporanga/SP

17 3405-9195

atendimento@saev.com.br

Copyright © 2021/2022
Todos os direitos reservados.

Feito com ♥ por Uparte Comunicação