Equipes da Saev se mobilizam para limpeza e manutenção da caixa de areia na ETE

Publicado:há 29 dias2021-09-24 11:26:00

Equipes da Saev se mobilizam para limpeza e manutenção da caixa de areia na ETE

A população deve atentar-se quanto ao despejo da água pluvial na rede coletora de esgoto seja em casas, estabelecimentos comerciais e indústrias. Essa prática pode ser muitas vezes causada pelo desconhecimento da situação e até mesmo pelas ligações clandestinas, mas em ambos os casos, é proibida por lei e passível de punições.  


Essa interligação ilegal contribui para o entupimento e o refluxo do esgoto em vias públicas e nas casas, por meio dos ralos e vasos sanitários, além de danificar o sistema de coleta e afastamento do esgoto e interferir diretamente na eficiência da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Votuporanga. 


Nesta semana, diversas equipes da Saev Ambiental estiveram mobilizadas para a limpeza e manutenção da caixa de areia da ETE. O responsável pelo Setor de Operação de Esgotos da Autarquia, Ricardo Savoine explica que esta areia é proveniente das interligações ilegais que chega por meio da rede coletora de esgoto. “Quando nas residências há a interligação (ilegal) de água pluvial e esgoto, a caixa de areia da ETE recebe uma quantidade de areia além de sua capacidade, causando o assoreamento das lagoas de tratamento. O excesso desse material nas lagoas gera a ineficiência no processamento do esgoto do município”.  


Todo volume de areia retirado da caixa pelas equipes operacionais da Saev Ambiental estava contaminado pelo esgoto, e conforme estabelecido pelos protocolos ambientais foi descartado corretamente no aterro sanitário de Meridiano.  


Interligação clandestina

O morador que possui a ligação clandestina recebe uma notificação da Saev Ambiental, com o prazo de 15 dias, prorrogável por mais 30, para regularizar a situação. Em caso de descumprimento estará sujeito a uma multa de 150 UFM (Unidade Fiscal do Município), o que corresponde a aproximadamente R$ 603. Cada UFM está fixado atualmente em R$ 4,0246. 


“A Saev Ambiental opera as redes coletoras de esgoto e fazemos nossa parte em informar à população e oferecer as condições necessárias para que a ligação a essas redes seja feita de maneira correta”, ressalta o superintendente da Saev Ambiental, Antônio Alberto Casali. 


A Autarquia dispõe do 0800-770-1950 para que o morador possa tirar as suas dúvidas. 


Atendimento 24h

0800-7701950 Enviar uma mensagem

Atendimento Comercial

Rua Pernambuco, 4313 - Centro
Votuporanga/SP

17 3405-9195

atendimento@saev.com.br

Copyright © 2021/2021
Todos os direitos reservados.

Feito com ♥ por Uparte Comunicação