Chuva, consumo consciente e ações da Saev Ambiental, garantem cem por cento de abastecimento de água tratada à população
terça, 16 de fevereiro de 2021

O nível da Represa Municipal de Votuporanga “Prefeito Luiz De Haro” está no parâmetro ideal para este período do ano. Em 2020, devido a estiagem e o alto consumo, a represa registrou índice crítico, sendo necessária a distribuição programada, em sistema de rodízio.

 

Apesar da elevação do nível de água, a Saev Ambiental reforça a necessidade da consciência de cada cidadão para continuar utilizando água de forma racional, sem desperdícios, somente para suprir necessidades essenciais. 

 

Estimativas da Autarquia apontam que, cada votuporanguense consuma, em média, 240 litros de água por dia, quando o ideal deveria ser de, no máximo, 180 litros por dia, por pessoa.

A Superintendência de Água e Esgotos de Votuporanga orienta que os moradores utilizem água das caixas d’água das residências e não diretamente da rua, já que esta é uma prática antiga, mas muito comum, e que impacta diretamente no alto consumo.

Recomendações da Saev Ambiental para uso consciente da água

- Tome banhos mais curtos e, sempre que possível, feche o chuveiro;

- Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou mãos, mantenha a torneira fechada;

- A descarga deve sempre ter sua válvula regulada;

- Reutilize a água que sai da máquina de lavar para fins não potáveis;

- Não utilize mangueira para lavar carros ou regar plantas;

- Utilize a vassoura para limpar calçadas.

Compartilhar